quinta-feira, 14 de julho de 2016

A Igreja Vetero Católica IV.



A Igreja Vétero Católica
A igreja católica Vétero (Velha/Antiga) originou-se de separação da Igreja Católica Romana, em relação a doutrinas, principalmente preocupado com a autoridade papal. Não estão em plena comunhão com a Igreja Católica Romana
Iniciou-se em 1870, em uma reunião pública realizada em Nuremberg sob a liderança de Ignaz von Dollinger, seguindo o Concílio Vaticano. Quatro anos mais tarde a sucessão episcopal foi estabelecida com a consagração de um bispo alemão católico velho por um prelado da Igreja de Utrecht. Em linha com a "Declaração de Utrecht" de 1889, aceitamos os primeiros sete concílios ecumênicos e doutrina formulados antes de 1054, mas rejeitamos a comunhão com o papa e uma série de outras doutrinas e práticas católicas romanas.
Desde 1925 os Véteros reconheceram ordenações anglicanas, onde nasceu a comunhão com a Igreja da Inglaterra em 1932, e ter tomado parte na ordenação de bispos anglicanos.s.
O termo "católico (Vétero) velho" foi usado pela primeira vez em 1853 para descrever os membros que não reconhecem nenhuma autoridade infalível do Papa, somos católicos que não concordavam com o dogma católico romano da infalibilidade papal, conforme definido pelo Concílio Vaticano I (1870). A igerja existem mais substancialmente na Alemanha, Suíça, Holanda e Áustria, geralmente fora da Europa Ocidental, e crescendo na américa latina.
A teologia católica velha vê a Eucaristia como o núcleo da Igreja Cristã. A partir desse ponto, a igreja é uma comunidade de crentes. Todos estão em comunhão uns com os outros ao redor do sacrifício de Jesus Cristo, como a mais alta expressão do amor de Deus. Portanto, a celebração da Eucaristia é entendida como a experiência do triunfo de Cristo.
Velhos católicos acreditam na unidade na diversidade. Valoriza sucessão apostólica pela qual significamos a colocação ininterrupta de mãos pelos bispos ao longo do tempo a ordenação sacerdotal, preservando a continuação de toda a vida da comunidade eclesial através da palavra e sacramento ao longo dos anos e idades. Neste processo, o ministério tem uma responsabilidade especial e tarefa, cuidando da continuação no tempo da missão de Jesus Cristo e os Apóstolos.
A Vétero (Velha) Igreja Católica compartilha algumas da liturgia com a Igreja Católica Romana e semelhante aos ortodoxos, anglicanos e protestantes alta da igreja.
Rejeita o dogma católico romano da transubstanciação porque esta interpretação tem a pretensão de explicar a Eucaristia usando o conceito metafísico de "substância". Como os ortodoxos e metodistas, aceitamos a abordagem do tema como um mistério divino inexplicável como tal, não deve apegar-nos ou insistirmos em uma teoria particular do sacramento.
Devido a esta abordagem, os velhos católicos realizam com vista aberta à maioria das questões, incluindo o papel das mulheres na Igreja, o papel das pessoas casadas dentro de ministério ordenado.
Temos liberdade quanto decidir se devemos usar métodos contraceptivos, e liberdade para reformas litúrgicas, como comunhão aberta aos fiéis de boa intenção.
Em 1994, os bispos alemães decidiram ordenar mulheres como sacerdotes e colocaram em prática a ordenação em 27 de Maio de 1996. Nas reformas dos atos da igreja e liturgia a participação dos leigos é autêntica, sendo a direção material dos bens da igreja destinada prioritariamente aos colaboradores especializados em matéria civil, não aos clérigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário