quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Salvação.



Tópicos de Salvação:

1.        “Sola Scriptura”; Só a Escritura:
Os profetas apelaram para a lei escrita como sua autoridade final. Cristo autenticou seu ministério ante o povo com a lei de Moisés, os profetas e os Salmos (Lc 24.44). Os apóstolos também se apoiaram na autoridade do Antigo Testamento. A Igreja antiga aceitou ambos os Testamentos e teve assim um cânon mais extenso ao qual apelar para suas decisões de fé e prática.
A Sola Scriptura tem sido ameaçada pela pressão eclesial e com a presunção de líderes que se crêem superdotados para impor ao povo de Deus seu sistema privado de interpretação.

2.        “Solo Christus”; Só Cristo:

A mensagem cristológica e cristocêntrica: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). “...não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12).

3.        “Sola Gratia”; Só a Graça:

A soberania e bondade divina salva. A salvação é obra de Deus, não do homem. “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto [a salvação] não vem de vós, é dom de Deus; não [vem] de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).  “Se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça” (Rm 11.6).

4.        “Sola Fide”; Só a Fé:

Martin Lutero afiram: “...o justo viverá por fé” (Rm 1.17).  A fé é a mão que recebe a dádiva de Deus em Jesus Cristo. A fé mediante a qual somos justificados não é cega, não é mera credulidade. Ter fé em Jesus Cristo é deixar-se salvar por Ele.

5.        “Soli Deo Gloria nunc et semper”; Somente a Glória de Deus agora e sempre:

A salvação é realizada por Deus. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus. O nosso Culto não pode ser confundido com entretenimento, ou encontro social, onde se negligencia a Lei e os Evangelhos
Devemos sem humildes, sem farsa, sem a parafernália que os “mundanos inventam”. Abominar a hipocrisia e o farisaísmo, somente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário